13 comentários para “Aprendizagem e repetição: o que dizem as experiências?

  1. Joaquim disse:

    Ana, olá!!!
    Vc tá me inspirando muito… Isso vc já sabia, né?
    Lembra daquela pós em Educação a distância que falei para vc? Então, tô fazendo.
    Estou gostando muito, principalmente porque vi que gosto da área de educação.
    Quero implementar um sistema novo de educação corporativa na empresa . Estou pensando em fazer meu TCC sobre o tema da repetição e aprendizado em EaD.
    Gostaria muito de sua ajuda.
    Primeiro, poderia me ajudar com a ordem cronológica de seus vídeos? Quero basear meu TCC no livro que vc indica nas aulas, mas gostaria de ter uma ordem inicial das aulas para auxiliar na pesquisa. Sei que eles são independentes, mas gostaria de uma ajuda sua neste sentido.
    Segundo, se tiver qualquer material em arquivo sobre este tema (Neurociência cognitiva), gostaria muito de obter.
    Ana, se quiser cobrar pela ajuda sinta-se a vontade, tá? Quem sabe não é uma oportunidade de iniciar um novo negócio, hein? Tutoria a distância para TCC?
    Ana, grande abraço e PARABÉNS!!!
    Fica com DEUS!!!
    Joaquim

    • Ana disse:

      Oi, Joaquim,
      tenho sentido falta de você aqui no blog, mas eu sei que é por uma boa causa. Fico feliz que vc esteja gostando do curso, e já na fase de pensar em TCC!! :)
      Os vídeos estão em ordem “contra-cronológica”, então é só olhar de trás para frente… Se ainda assim estiver difícil, me avisa, tá? Vai ser uma honra saber que o meu material está sendo util para o seu TCC!!
      Como está o seu inglês? Tem um material sobre repetição bem interessante que eu estou olhando, mas tá tudo em inglês. Se quiser, me pede por email.
      Tem também alguns artigos soltos no scoop.it: http://www.scoop.it/t/21st-century-learning-tools
      Se eu achar mais algo interessante, eu vou te mandando, ok?
      A ideia da tutoria virtual até que é beeeemmm interessante, mas estou com o meu tempo curtíssimo, se eu colocar mais alguma coisa na minha agenda, eu surto!! Mas assim, informalmente, eu posso ir passando uns materiais, tá?
      Abração,
      Ana

  2. Olá, tem mais algum exemplo de Aprendizagem Avançada para nós Ana?
    É que para aprender melhor álgebra poderia estudar cálculo, mas se for outro assunto, que outro exemplo você pode sugerir?

    • Ana disse:

      Oi, Widhey,
      Outro exemplo, biologia: você pode estudar primeiramente no nível do Ensino Médio, depois pode aprofundar seu conhecimento com materiais voltados para cursos superiores e finalmente, pode passar a ler artigos científicos na sua área de interesse dentro da biologia. Creio que qualquer área de conhecimento pode seguir um roteiro parecido. Mesmo que não sejam disciplinas acadêmicas, tem sempre aqueles livros (e outros materiais) voltados para os iniciantes e aqueles voltados para os conhecedores da área que querem se aprofundar. Por exemplo, pode haver um livro “Comece sua coleção de selos” e um outro chamado “A história dos 50 selos mais raros do mundo”.
      Espero ter exemplificado melhor para você.
      Um abraço,
      Ana

  3. Daniel Ernesto Aguiar disse:

    Alô, Ana.
    Senti firmeza.
    Funciona bonitinho.

  4. Marco Caldas disse:

    Olá Ana
    Muito boa sua apresentação. Parece óbvio, mas quando se consegue provar o fato, tende-se a acreditar mais nestas técnicas de retenção e aprendizado

    • É, Marco, tem muita gente falando coisas que são muito bonitas mas não foram provadas em lugar nenhum. Eu procuro só divulgar técnicas mais embasadas. ;)
      Abraço,
      Ana

  5. Sidiney disse:

    Olá Ana, primeiramente agradeço pelas vídeo aulas. Estou em um período que preciso demais adquirir conhecimentos através do estudo, da leitura. As tuas vídeo aulas são excelentes e nos motivam a estudar. Sou teu fã. Um abraço…

    • Seja bem vindo Sidiney!
      Atualmente, que quer andar para frente, tem mais é que aprender todo dia mesmo… parabéns pela iniciativa! :)
      Abraço,
      Ana

  6. Guilherme Victor disse:

    Ana, meus parabêns, sensacional a aula dessa semana, com o gráfico fica bem plausivel sua explicação e da uma dinãmica diferente na video aula. A importância da repetição em nossa vida e fundamental para nossa própria sobrevivência, podemos repetir até mesmo pela ambição não é verdade? Exemplo, trabalho, alguém iria repetir durante anos e décadas o caminho para o trabalho todos os dias, com trânsito, stress e tudo sem ter algum benedifico? Ganhamos o salário no final do mês, é a mesma coisa com os estudos e você deixa bem clara essa questões hoje. Parabêns novamente e até á próxima vídeo aula.

    Um grande abraço.

    • Valeu, Guilherme!!

  7. João Carlos Luz disse:

    Ana. Byana… Suas aulas são antes de tudo esclarecedoras. Simples de analises sobre o que é principal em aula, aprendizado. Alem de mostrar caminhos, digo um método, que é facil de assimilação e ou retenção… A forma sempre do velho quadro negro, nesse caso é ótimo, pois nos quadros negros das salas de aula, apaga-se e quem não anotou, ficou. Na vídeo aula podemos ver e rever quantas vezes precisar. Então esse novo quadro negro, digo branco… é ótimo, pois lembrar de um item e procurar lembrar dele de novo, faz dessa mídia um instrumento de eficácia no que está implícito o – ensino -, passar conhecimento e quem está interessa do aprender e aprender bem… É isso… forte abraço.

    • é isso mesmo, João! Eu vi algo parecido com os vídeos do Salman Khan, da academia Khan. Tb compartilho da opinião de que a vídeo-aula é muito mais eficaz que a aula ao vivo. :)
      Abraço

Comments are closed.